Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados

                                                                                                                                                          portal.mec.gov.br

 

 

OFICINAS

LETRAMENTO - MATEMÁTICA - CAPOEIRA - BANDA FANFARRA

 ROBÓTICA E GINÁSTICA RÍTMICA

O Programa Mais Educação   da Escola Estado do Paraná é constantemente      monitorado pela Coordenadora do Programa e Coordenadora escolar. Os indicadores de aprendizagem dos alunos pertencentes ao progama são analizados e comparados a cada bimestre. Constata-se que esses indicadores vem evoluindo.

                                                   Maria Peixoto - Coordenadora Escolar

MAIS EDUCAÇÃO 2012

O Programa Mais Educação em 2012 terá novas oficinas: GINÁSTICA RÍTMICA  e ROBÔTICA. Este é mais um motivo para você participar.

Galeria de Fotos: Programa Mais Educação

CORDEL DO MAIS EDUCAÇÃO

 

Caros educadores

Prestem muita atenção,

O cordel que nós compomos

Sobre o Mais educação

 

O Mais Educação

É um Programa envolvente

Que melhora indicadores

E a auto-estima da gente

 

Temos várias oficinas

Todas muito interessantes

Que ajudam os alunos

Aprender coisa importante

 

Trabalhar o letramento

Que ensina a ter maior

Compreensão de um texto

E interpretá-lo melhor,

 

Reforça com a matemática

O hábito de se pensar!

Isso é muito importante

Pro aluno calcular!

 

Usando o raciocínio lógico

O estudante avança

E a sua aprendizagem

Altos níveis ela alcança

 

 

Temos outras oficinas

Aqui em nossa escola

Fanfarra e capoeira,

Desse jeito ela melhora...

 

A Zélia, coordenadora

Com muita dedicação

Ela acompanha o Programa

E o tem no coração!

 

O Felipe e o Renan

São monitores legais

Orienta as oficinas

E ajuda em muito mais

No horário do almoço

Além das brincadeiras

Eles ensinam às crianças

A terem boas maneiras

 

Wesley e o Jordan

Com seu jeito cordial

Colaboram todo dia

Na inclusão social

 

Finalmente, esse Programa

Veio para “arrasar”

Nosso último SPAECE

Conseguimos melhorar.

 

Maria Peixoto - Coordenadora Pedagógica