Sala  de Recursos multifuncionais

 

 

"Se uma pessoa não pode aprender da maneira que lhe é ensinada,

é melhor ensiná-la da maneira que possa aprender". 

                                                                                                              

                                              


 

MOTIVAÇÃO - DESAFIANDO GIGANTES

A auto-estima é basicamente o modo como nós vemos, aquilo que pensamos e sentimos de nós mesmos. Está ligada a dois aspectos: afetividade e capacidade.

"A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida." 

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS

 

O aluno Tiago Alves do  7º ano da E.E.F.M Estado do Paraná fez nesta quarta-feira, dia 14,  sua primeira exposição. Tiago vem no contra turno pra sala de recursos multifuncionais para fazer o que mais gosta, desenhar. Seus desenhos retratam o seu dia-a-dia, seus desejos e emoções de um adolescente de 12 anos, mas com o olhar de um artista.

14/03/2012

Atividades com jogos

Sugestões de sites

https://rachacuca.com.br/

https://www.coquetel.com.br/jogos

https://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258

https://www.tdah.org.br/

https://www.dislexia.com.br/

https://www.dislexiadeleitura.com.br/portal.php

 

SUGESTÕES DE LEITURA


No Mundo da Lua
Paulo Mattos.
10ª Edição - Ampliada, revisada e atualizada
Editor Responsável: Associação Brasileira do Déficit de Atenção

 

Princípios e Práticas em TDAH
Luis Augusto Rohde, Paulo Mattos e colaboradores
Artmed Editora, 2003.

Melhorando a Atenção e Controlando a Agitação
Maria Isabel Vicari
Editora Thot, 2006

 

Desatentos e Hiperativos
Dr. Gustavo Teixeira
Editora Best Seller

 

 

 

 

“ EDUCAR UM FILHO COM TDAH É UM DESAFIO”

 

As pesquisam mostram que lares com uma ou mais crianças com TDAH são mais conturbados e estressados do que os outros que não têm que conviver com essa dificuldade.

Os pais experimentam alto nível de stress, depressão e culpa, e é relativamente grande o número de separações como conseqüência do quadro. Entendendo que o TDAH é uma deficiência neurobiológica, de origem genética e que ninguém é responsável por ele, é possível diminuir os sentimentos de culpa que a grande maioria dos pais carrega.

É normal haver dificuldade no relacionamento com outros filhos, já que a criança com TDAH tende a receber atendimento diferenciado dos pais ou ser a causa de conflitos e situações embaraçosas. São comuns o ciúme, a tentativa de chamar atenção, brigas entre irmãos e até alguma agressividade. Os conflitos podem se estender com  empregados, parentes e amigos.

Não é fácil ser pai ou mãe de um portador de TDAH. Barkley, um dos mais respeitados especialistas em TDAH diz que “educar um filho com TDAH é um desafio”. Ele também diz que esse é um desafio que traz enormes oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e realização para os pais.

O primeiro passo no tratamento multidisciplinar é a psicoeducação dos pais. É de suma importância que os pais sejam informados sobre o transtorno em si e as estratégias que ajudam a minimizar os problemas por ele, para que possam orientar o filho portador, fazer as acomodações necessárias no ambiente familiar e colaborar com a escola e os terapeutas necessários para o tratamento clínico.

 

JUCÉLIA JUDITH MARTY

Psicóloga e Psicopedagoga CRP – 08/1881

https://www.institutogeneve.com.br