Filosofia
Toda emancipação constitui uma restituição do mundo humano e
das relações humanas ao próprio homem.
Karl Marx
Ordem e Desordem
Ordem e desordem fazem parte da formação do senso comum e dos
processos da razão e, a partir desses conceitos, tratemos de efetuar uma
avaliação social e histórica. Vivemos inseridos em certas ordens ou organizações
(sociais, políticas, religiosas, econômicas), as quais não dependem
de nossa escolha. Pensemos, pode ser que não exista desordem,
mas ordens diferentes daquela que costumamos pensar que seja a
ordem verdadeira, uma razão imutável, que reina imperativa. Por exemplo:
a civilização ocidental é diferente da civilização oriental, o sul da
América e o norte da América possuem culturas diferenciadas, ou seja,
o mundo é culturalmente diverso e isto enriquece os contatos e as relações,
é preciso aprender a conviver com essas diferenças para evitar
confrontos, conflitos, guerras e sofrimentos.
Assim também podemos pensar a origem do pensamento moderno
ocidental: uma ordem social que se construiu com elementos das mais
antigas civilizações ocidentais e orientais. Entre a herança que os antigos
como Sófocles, Aristófanes, Hesíodo e Homero nos legaram estão
os mitos, maravilhosas narrativas sobre a origem dos tempos, que
encantam, principalmente, porque fogem aos parâmetros do modo de
pensar racional que deu origem ao pensamento contemporâneo.
É certo que as tradições, os mitos, e a religiosidade respondiam a todos
os questionamentos. Contudo, essas explicações não davam mais conta
de problemas, como a permanência, a mudança, a continuidade dos seres
entre outras questões. Suas respostas perderam convencimento e não
respondiam aos interesses da aristocracia que se estabelecia na pólis.
Dessa forma, determinadas condições históricas, do século V e IV
a.C., como o estabelecimento da vida urbana na pólis grega, as expansões
marítimas, a invenção da política e da moeda, do espaço público
e da igualdade entre os cidadãos gestaram juntamente com alguma influência
oriental uma nova modalidade de pensamento. Os gregos depuraram
de tal forma o que apreenderam dos orientais, que até parece
que criaram a própria cultura de forma original.
Podemos afirmar que a filosofia nasceu de um processo de superação
do mito, numa busca por explicações racionais rigorosas e metódicas,
condizentes com a vida política e social dos gregos antigos, bem
como do melhoramento de alguns conhecimentos já existentes, adaptados
e transformados em ciência.
Fonte: Filosofia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.