Ciências da Natureza

VISITE  NOSSO BLOG:

https://cnescolaparana.blogspot.com

 

 

 

 

PROJETO DO PITEC – EEFM ESTADO DO PARANÁ

Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

 

 

SÉRIE: 9º ano do Ensino Fundamental.

TURMA: 9º A TURNO: manhã

Professores:

  • Ciências da natureza: Amanda Girão, Antônio Marcelo, Cícero Viana, Adriana Ferreira, Socorro, Alessandro.

  • Centro de Multimeios: José Amauri, Maria Aldamir, Alcilene e Ana Francisca.

Disciplinas envolvidas: Matemática e Ciências.

 

 

1 - Título do Projeto:

 

Os saberes em Energia Elétrica: educar-se para economizar.

 

 

2 - Brainstorm:

 

Certezas Provisórias:

 

Deixar aparelhos ligados por muito tempo, consomem muita energia elétrica.

 

Aparelhos ligados na tomada, em funcionamento ou não, continuam gastando energia.

 

O aparelho celular estando com a bateria totalmente carregada e ainda ligada na tomada, continua consumindo energia.

 

Algumas informações da conta de energia elétrica são difíceis de compreender.

 

Incertezas Provisórias:

 

Quais são os aparelhos que têm maior gasto de energia elétrica? E quais os aparelhos que têm menor gasto de energia elétrica?

 

Como fazer para gastar pouca energia?

 

Como fazer para reduzir o valor da conta de energia mensal da minha casa?

 

Como a energia vai para as casas?

 

Como funciona o medidor de energia elétrica das casas?

 

Como a energia elétrica interfere no meio ambiente?

 

Questão norteadora:

 

Como aprender a economizar e evitar desperdícios com a energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.

 

 

 

3 - Justificativa:

 

A importância do projeto se dá pelo fato do grande desperdício de energia elétrica que acontece geralmente no

ambiente escolar e nas residências. Os alunos realizarão atividades para entender quais os aparelhos que gastam

mais energia elétrica e aprenderão formas de evitar o desperdício de energia, contribuindo, com isso, para uma

maior economia de energia elétrica. Inicialmente, a conscientização acontecerá na escola e, posteriormente, nas

residências de alunos, professores e funcionários. Isso beneficiará o ambiente escolar, em primeiro lugar, e se

estenderá principalmente para as residências dos alunos, conscientizando os pais e familiares a economizarem

energia, melhorando os gastos com a conta mensal de energia. Isso também poderá contribuir, indiretamente, para

diminuir os impactos do desperdício de energia para o meio ambiente.

O projeto ajudará a todos da comunidade escolar, também no sentido de que todos trabalharão em um ambiente

escolar mais bem cuidado, com aparelhos elétricos mais bem preservados e em melhor estado de funcionamento.

O projeto poderá contribuir para modificar os hábitos de trabalho na escola, de forma a reduzir o desperdício de

energia, reduzindo os valores da contas de energia e contribuindo para melhora de funcionamento dos aparelhos

elétricos.

 

 

4 - Objetivo geral:

 

Conscientizar alunos, professores e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo ambiente

escolar e, posteriormente, estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica,

manter a boa conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, e diminuir impactos

no meio ambiente.

 

 

5 - Objetivos específicos:

 

  • Conhecer os níveis de consumo de energia elétrica referente a vários tipos de aparelhos elétricos.

  • Listar quais são os aparelhos que apresentam os maiores e os menores gastos de energia elétrica.

  • Aprender a fazer a leitura do medidor de energia elétrica.

  • Interpretar os gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia.

  • Aprender maneiras de evitar os desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.

  • Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio ambiente.

 

6 - Metodologia:

 

O projeto tem início com a delimitação de um tema relevante para o ambiente escolar e para a vida dos alunos,

principalmente os alunos que serão “atores sociais” de todo o processo: aqueles matriculados no 9º ano do Ensino

Fundamental, do turno da manhã. Logo em seguida, a realização de um “brainstorm”, ou seja, uma tempestade de

idéias com os alunos, referente ao consumo de energia elétrica, para se ter conhecimento do que eles já sabem e o

que eles desejam saber sobre o assunto. O projeto acontecerá com a participação efetiva de professores da área de

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, auxiliados por professores do Centro de Multimeios, todos

orientando, capacitando e incentivando as atividades e pesquisas dos alunos envolvidos no projeto. O projeto

integrará atividades realizadas por professores e alunos, envolvendo também os funcionários da Escola e os pais

dos alunos.

 

 

7 - Avaliação:

 

Serão realizadas reuniões de acompanhamento do andamento das atividades.

Serão realizados relatórios de acompanhamento das atividades, produzidos pelos alunos, detalhando todos os

procedimentos realizados em tais atividades.

Os efeitos do projeto serão medidos, na prática, através da comparação entre os gráficos de gasto das contas de

energia analisados durante a execução do projeto e os gráficos posteriores no término do projeto, para verificação

de possíveis resultados positivos no que diz respeito à diminuição do consumo de energia elétrica.

Os efeitos também poderão ser medidos através da observação dos hábitos de preservação da energia elétrica, por

parte de toda a comunidade escolar, no tocante ao controle, ou não, de aparelhos e lâmpadas que devem ser

desligados após o uso.

Os efeitos poderão ainda ser medidos através do estado de funcionamento de: lâmpadas, ventiladores,

ar-condicionados, computadores, impressoras, etc.

 

 

8 - Conteúdos, atividades e recursos do projeto:

 

1.Definição das equipes de alunos e professores, em sala de aula, que irão desenvolver cada atividade do projeto.

2. Pesquisas sobre os níveis de consumo de energia elétrica dos vários tipos de aparelhos elétricos do cotidiano,

comparando os aparelhos que apresentam os maiores e os menores gastos de energia elétrica e fazendo uma

listagem desses aparelhos, auxiliadas por um professor orientador. As pesquisas poderão ser realizadas no

Laboratório de Informática da Escola, em sites da internet, orientadas por um professor da área e supervisionada

pelo professor do Laboratório.

3. Realização de aulas com a utilização do laptop educacional do Projeto UCA para serem realizadas as atividades de

pesquisas na internet.

4. Leitura do medidor de energia elétrica na Escola, com o auxílio de um professor orientador, e leituras individuais ou

em duplas nas residências dos alunos envolvidos no projeto, com posterior relatório das análises.

5. Interpretação de gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia, através da

construção dos mesmos utilizando o programa “Kspread” do laptop educacional, em sala de aula, com a orientação

do professor de Matemática.

6. Pesquisas sobre as formas básicas e possíveis formas inovadoras de controlar os gastos com energia elétrica no

ambiente escolar e nas residências, realizadas no Centro de Multimeios (utilizando livros e cartilhas informativas) e no

Laboratório de Informática (utilizando a internet).

7. Reuniões semanais, em sala de aula, reservado um tempo determinado, para acompanhamento das atividades de

pesquisas.

8. Realização de seminários em sala de aula ou na sala de vídeo, para apresentação das atividades realizadas e

resultados das pesquisas desenvolvidas, para troca de informações e debates. Será reservado um tempo de 25

minutos para cada equipe, sendo apresentações de duas equipes por aula de 50 minutos.

9. Apresentação de vídeos educativos sobre os danos causados ao meio ambiente devido ao desperdício de energia

elétrica, na sala de vídeo, para a escolha do melhor vídeo para apresentação na culminância do projeto.

10.Criação de um panfleto explicativo com as informações importantes e pertinentes para evitar desperdícios de

energia elétrica, para serem distribuídas cópias para a comunidade.

11. Distribuição dos panfletos nas residências do entorno da Escola.

12. Postagem das pesquisas, curiosidades, resultados e fotos das atividades realizadas durante o projeto no blog da

Escola: https://paranafortaleza.blogspot.com, e no blog de Ciências da Natureza: www.cnescolaparana.blogspot.com.

13. Culminância do projeto com a junção das apresentações de todas as equipes numa palestra geral no pátio da

escola, com os professores e alunos envolvidos no projeto, utilizando os recursos de notebook, datashow,

microfones e caixas de som, para apresentação dos resultados do projeto, apresentação de vídeo educativo, e para

a conscientização da comunidade escolar, envolvendo professores, alunos, pais e funcionários da escola.