Ciências Humanas

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Objetivos Gerais de Ciências Humanas e suas tecnologias

Objetivos de Ciências Humanas:

06/05/2011 22:48
1. Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. 2. Compreender as transformações dos espaços as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconomicas e culturais de poder. 3. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais,...

 

 

E.E.F.M Estado do Paraná

Ano/série: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Turno: Manhã e Tarde

Componentes curriculares: História, Literatura, Sociologia, Filosofia, Formação para Cidadania, Pluralidade Cultural, Arte Educação e Geografia.

Professores/Disciplinas:

Marden Cristian Ferreira Cruz - História/Formação para cidadania/Filosofia (Diretor de turma-1º ano B)

Yury Uchoa da Silva - História/Formação para cidadania/Sociologia (Diretor de turma-2ºano A)

Muza Mara Mendes de Aquino - Literatura/Língua Portuguesa (PCA- Linguagens e Códigos)

Lilissane Monteiro de Barros - Geografia

Diego Júlio Aragão - Geografia

Cynthia Maria de Castro Brasil - Geografia

Elayni de Oliveira da Costa - Inglês/Artes (Diretor de turma – 1º ano A)

Emanuelle Santana Medeiros - Língua Portuguesa

Maria Zélia Sousa Farias – Coord. Projeto Mais Educação/Ensino Religioso

Rafael Rodrigues Vieira – Arte Educação/ Inglês

Silvia Regina Farias Borges – Língua Portuguesa/ Inglês

Rachel Aline de Sousa – Língua Portuguesa

Alda Maria Mesquita Pacífico – Arte Educação/ Língua Portuguesa

Maria Dilma de Carvalho – Diretora (Núcleo Gestor)

Maria Idismar Melo Almeida – Coordenadora Escolar (Núcleo Gestor)

Maria Moreira Peixoto – Coordenadora Escolar (Núcleo Gestor)

Raquel Gondim (Laboratório de Informática)

Perpétua Socorro (Laboratório de Informática)

1. Projeto: CONSCIÊNCIA NEGRA

2. Brainstorm

a) Certezas Provisórias

Existe racismo no Brasil

Nem todos são iguais

Existe por causa da cor da pele

As pessoas não aceitam o que não conhecem

Falta diálogo

b) Incertezas Provisórias

Valorizamos a cultura afro-brasileira?

Se todos fossemos iguais existiria preconceito?

É crime perante a lei

 

3. Justificativa: A comemoração do dia 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria. Entendemos que, apesar de novembro ser considerado o mês da consciência negra, as relações étnico-raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados em sala de aula diariamente no ambiente escolar. Mas, a partir desta iniciativa, visamos estimular a reflexão sobre esta temática juntos aos alunos a partir de algumas atividades a serem desenvolvidas no decorrer do mês de novembro.

4. Objetivo geral: Estimular nos alunos o entendimento da diversidade étnico-racial em nosso país e, a herança cultural de ascendência africana presente na sociedade brasileira Valorizando, além destas contribuições culturais, o respeito à diversidade e o combate ao racismo no ambiente escolar.

5. Objetivos específicos:

  1. Estimular os alunos à reflexão e o respeito às diferenças étnico-raciais e culturais presentes em nosso cotidiano;

  2. Compreender a construção histórica do racismo no Brasil e discutir suas implicações no cotidiano dos alunos;

  3. Conhecer os principais Impérios Africanos na Antiguidade;

  4. Entender e conhecer as principais contribuições culturais de matrizes africanas presentes na sociedade brasileira contemporânea;

  5. Conhecer personagens históricos de ascendência afro-brasileira que se destacaram na literatura, política, lutas sociais, arte, esportes e cultura de um modo geral.

  6. Discutir a questão do preconceito racial nas redes sociais.

 

6. Metodologia:

  1. Aula expositiva;

  2. Leitura e discussão em grupo;

  3. Elaboração e confecção de cartazes/painéis/murais;

  4. Debate;

  5. Produção textual;

  6. Apresentação cultural: dança/música/capoeira/paródia.

  7. Exposição de vídeo.

  8. Elaboração de vídeos e slides.

  9. Palestra com convidado (coordenador da UNEGRO-CE).

  10. Uso do laptop educacional.

 

7. Avaliação

  1. Apresentação dos trabalhos na culminância do Projeto

  2. Será equivalente a uma das notas parciais a serem atribuídas nas disciplinas envolvidas no Projeto.

  3. Participação e envolvimento dos alunos em todas as atividades do Projeto.

8.Atividades a serem desenvolvidas:

  1. Leitura e discussão dos textos: “Os Impérios Africanos na Antiguidade”; “Isto é preconceito, você sabia?”; “ Olodumaré (texto e música)”; “ A escravidão na América Portuguesa”.

  2. Debate em sala de aula;

  3. Produção textual sobre as temáticas abordadas durante o mês;

  4. Exposição do vídeo: “Vista minha pele” - no laptop;

  5. Realização de pesquisa em grupos para a elaboração dos murais/painéis/cartazes. Temas: Personagens históricos de ascendência afro-brasileira, A herança cultural afro-brasileira, Racismo/Preconceito, Escravidão e abolição da escravatura no Brasil, Zumbi, Respeito à diversidade.

  6. Comemoração do Dia da Consciência Negra a ser realizada no dia 19 de novembro com as apresentações culturais e apresentações das pesquisas realizadas pelos alunos.

  7. Produção de vídeos e slides com o uso do laptop educacional.

  8. Palestra com coordenador da UNEGRO-CE Paulo Rogério no dia 18 de novembro.

  9. Produção textual com o uso do laptop educacional.

  10. Confecção de máscaras africanas.

 

Bibliografia:

D’AMORIM, Eduardo. África: essa mãe quase desconhecida. Ilustrações Abelardo da Hora. São Paulo: FTD, 1997,95p.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra. volume 1.3.ed. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1999, 452p.Título original: Histoire de l’Afrique Noire.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, 128p.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque pedagógico afro-brasileiro. Ilustrado por Ávila... [et al.]. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006, 168p.

SANTOS, Elzelina Dóris dos. Cantando a história do samba. CARDOSO, Marcos Antônio (coordenação de pesquisa); FERREIRA, Edinéia Lopes (colaboração pedagógica). Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003, 80p.

SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil africano. 2.ed. São Paulo: Ática, 2007, 176p.