Linguagens e Códigos

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Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná

ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS

Séries: 9º (Ensino Fundamental) , 1º e 2º (Ensino Médio)

Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Arte Educação e Educação Física

Professores: Linguagens e Códigos: Mara, Tânia, Alessandra , Nívia,

Alda, Elayni, Letícia e Raquel de

Morais e Silvia.

 

Colaboradores: Sala de Informática: Raquel Gondim e Perpétua.

Centro de Multimeios: Alcilene, Liduina e Ana Francisca.

 

 

  1. Título do Projeto:

 

Semeando Artes em Curtas

 

  1. Brainstorm:

 

  1. Certezas provisórias

  • Na era digital, a popularidade dos filmes curtas-metragem crescem todo o tempo.

  • Definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos.

  • Existe grande afinidade dos jovens com a linguagem audiovisual.

  • Observa-se, na escola, grande quantidade de produções de vídeos.

  • A produção de curtas de terror, com as ferramentas digitais, é mais viável.

 

b) Incertezas provisórias

  • Que técnicas são utilizadas para a produção de curta-metragem?

  • Quais as etapas principais da elaboração de um curta-metragem?

  • Quais os mecanismos para edição de imagens e sons?

  • Como elaborar roteiro e sinopse de cinema?

 

c) Questão norteadora

  • Como produzir um curta-metragem de terror?

 

 

  1. Justificativa

 

 

Este projeto visa a criação de curtas-metragens, com o intuito de promover a aquisição de habilidades e competências relacionadas a uma produção artística que combina vários elementos de outras artes, tais como: música, fotografia, teatro e literatura. Ressaltando, ainda, a criação de sinopses, roteiros de cinema, e, através das novas tecnologias, o desenvolvimento de técnicas necessárias a produção dos curtas.

A presença frequente da linguagem audiovisual nos trabalhos pedagógicos demonstra a atração dos jovens pelos recursos da multimídia. O cinema seria, portanto, uma evolução de um processo presente no cotidiano escolar e social do aluno, haja visto que o registro de imagens são cenas constantes na vida de cada jovem.

Visto assim, o mundo digital, cujo domínio do jovem é notório, será direcionado para uma arte que forma pessoas criativas, sensíveis, abertas ao intercâmbio, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento artístico e cultural do educando, fazendo com que este adquira competências para as suas produções ao longo da vida.

 

 

  1. Objetivo Geral

 

Proporcionar o desenvolvimento artístico e cultural do aluno, através da aquisição de habilidades e competências relacionadas a atividades em grupo, estimulando-os a construir saberes movidos pela afinidade. Tornando, assim, a escola um espaço de criação, participação e interação com a comunidade através da realização de festivais de curtas-metragens.

 

 

  1. Objetivos específicos

 

  • Favorecer a elaboração inventiva com materiais, técnicas e tecnologias disponíveis na sociedade para a produção do curta;

  • Proporcionar um espaço no qual a criação e a imaginação perpassem pela leitura e pelo texto a ser produzido ( roteiro e sinopse de cinema);

  • Estimular criações vinculadas as suas vivências e afinidades.

  • Direcionamento das habilidades do mundo digital para a arte do cinema;

  • Promover a expansão cultural do aluno, sobretudo, pela construção de saberes provenientes da troca de experiências obtidas dentro do grupo;

  • Contribuir para o crescimento pessoal do aluno, desenvolvendo-lhe a personalidade, a autoestima e autoconfiança;

  • Ampliar horizontes e diversificar conhecimentos, através da leitura, pesquisa, discussão e produção do curta-metragem;

  • Incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural, ampliando, assim, sua potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho;
     

 

  1. Metodologia

 

Iniciando com o brainstorm, tempestade de ideias, para saber o que os alunos já sabem , o que não sabem e o que precisam saber sobre a produção de curtas-metragens. A partir do que foi discutido em sala de aula com os alunos, dar-se-á a organização do projeto: elaboração do regulamento com a participação dos professores, divulgação através de cartazes, inscrições das equipes, pesquisas utilizando o laptop e os recursos da sala de informática, palestra com especialista, elaboração do roteiro e sinopse do curta, montagem e apresentação dos curtas no pátio da escola com a participação dos alunos, professores, funcionários e pais.

 

 

 

  1. Avaliação

 

A avaliação dos curtas ocorrerá dia 29 de novembro de 2011, no pátio da escola, onde cada grupo apresentará sua produção que será selecionada por um grupo de professores e especialistas observando os seguintes aspectos: abertura, fotografia, sonoplastia, trilha sonora, roteiro, efeitos especiais, maquiagem, criatividade e originalidade.

 

É necessário considerar, na produção do curta, não só o que é expresso por meio das palavras e das imagens, como também, aquilo que é subentendido de forma implícita, que ressalta o poder do aluno de ir além do óbvio e transcender limites que, geralmente, são conseguidos pela experiência ou pela competência, esta última, muitas vezes, nos surpreendem nos jovens.

 

 

  1. Conteúdos, atividades e recursos do projeto

 

A ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento de técnicas específicas sobre curtas dar-se-á, sobretudo, pela construção de saberes provenientes da troca de experiências obtidas dentro do grupo: com o confronto de opiniões e ponto de vistas sobre diferentes assuntos, linguagens e metodologias; aperfeiçoando seus trabalhos com outros trabalhos, estudos e pesquisas.

  • Brainstorm,tempestade de ideias, gerada em sala de aula com a participação dos alunos e professor.

  • Reunião com representantes de alunos e professores da área; linguagens e códigos para organização de ideias(construção do projeto)

  • Apresentação do projeto por professores nas séries em que lecionam com estímulo à criação de grupos.

  • Divulgação do festival através de cartazes.

 

  • Inscrições das equipes, com entrega do regulamento, no centro de multimeios da escola.

 

  • Pesquisas utilizando o laptop e os recursos da sala de informática.

  • Elaboração do roteiro e produção da sinopse do curta-metragem durante as aulas de Língua Portuguesa.

 

  • Reunião com os grupos inscritos no festival com a coordenação do projeto e professor especialista para uma mini-oficina.

  • Disponibilização de locais da escola, para ensaios e filmagens.

  • A busca de parcerias para a realização de oficinas e cursos para os alunos que mais se destacarem, será uma das metas deste projeto. Tal estratégia tem o proposito de desenvolver e aperfeiçoar o grupo, bem, como, contemplar um aluno para que, além de se capacitar, ele funcione com repassador dos saberes adquiridos, numa formação continuada, que desenvolva os talentos existentes na escola e oportunize os novos que chegam a cada ano, organizando em níveis as turmas criadas no decorrer do processo. Contato: (Casa Amarela e Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte-CUCA).

  • Apresentação dos curtas-metragens no pátio da escola com a participação de alunos, professores, funcionários e pais.

  • Entrega de diplomas de participação para todos os alunos envolvidos e pontos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e Inglês. Para o 1º colocado (grupo) um troféu e ingressos para o cinema.